Consultório

Consultório: Av. Henrique Eroles, 327 - Alto Ipiranga - Mogi das Cruzes - SP - Tel. (11) 4727 7629 / 4794 6347

quarta-feira, 26 de outubro de 2011


Mais um absurdo ocorrido em nossas farmácias

Uma paciente diabética, já portadora de retinopatia com importante déficit visual, procura farmácia de grande rede para comprar caneta aplicadora de insulina, para facilitar a aplicação, visto que ela pode saber a dose aplicada através dos “cliques” na hora da aplicação (1 clique = 1 unidade).
Após 3 meses, no retorno à consulta, apresenta intensa piora de seu controle, com elevação da hemoglobina glicada e com sintomas de hiperglicemia.
Descobrimos que foi vendida a caneta para aplicação de meia unidade, utilizada mais para crianças pequenas, onde 1 clique = 0,5 unidade. Ou seja: estava aplicando metade da dose da insulina diária nos últimos 3 meses.
Isso revela total despreparo dos balconistas de farmácia na hora da venda de produtos para a população, em especial dos produtos para diabéticos.
A orientação é para procurar o médico logo após a compra de novos produtos ou medicamentos, a fim de se verificar se o que foi vendido foi realmente o prescrito, assim como se faz com os óculos, que devem ser levados ao oftalmologista para verificação após a compra. Os efeitos desse ato podem evitar complicações muito sérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário