Consultório

Consultório: Av. Henrique Eroles, 327 - Alto Ipiranga - Mogi das Cruzes - SP - Tel. (11) 4727 7629 / 4794 6347

quinta-feira, 13 de outubro de 2011


A importância do exame de glicemia capilar

O exame de glicemia capilar, ou “exame de ponta de dedo” ou “dextro” , como é popularmente chamado, é uma arma potente para se obter um bom controle do diabetes.
Com ele o paciente, ou seus pais, no caso das crianças, podem saber se o tratamento utilizado está adequado ou não (dieta, atividade física, dose de insulina), tomando-se medidas para que se obtenha resultados dentro dos valores pré-estabelecidos pelo médico.
Também é fundamental na Contagem de Carboidratos, técnica onde tentamos fornecer, antes das refeições, a dose de insulina de ação rápida adequada à ingestão alimentar, evitando-se a elevação da glicemia pós-prandial.
A tabela com os resultados é também importante para que o médico possa observar a flutuação da glicemia, podendo orientar mudanças no plano de tratamento. É fundamental que o paciente traga às consultas a tabela das glicemias, para auxiliar nessas mudanças. Somente o exame de hemoglobina glicada realizado a cada três ou quatro meses não é suficiente para que o médico possa tomar as medidas corretas para se atingir um bom controle, evitando-se as complicações da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário