Consultório

Consultório: Av. Henrique Eroles, 327 - Alto Ipiranga - Mogi das Cruzes - SP - Tel. (11) 4727 7629 / 4794 6347

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Não existem milagres no tratamento da obesidade (nem de nenhuma outra doença)!

Uma reportagem a respeito do uso da substância liraglutida, nome comercial Victoza, no tratamento da obesidade ressaltou os efeitos quase milagrosos, com perda rápida de peso, praticamente sem efeitos colaterais, e sem a necessidade de grandes esforços: nem dieta rigorosa, nem exercícios físicos extenuantes.
Isso me faz lembrar o caso do orlistate (Xenical ®), que no seu lançamento, em 1998, também foi realizada uma reportagem de capa enaltecendo o efeito de emagrecer sem grandes esforços, e rápido (título: Comer sem engordar!!!). Porém o tempo mostrou que não era bem assim! O orlistate ajuda na perda de peso, associada à mudança no estilo de vida, porém nada fantástico (menos de 4 kg no primeiro ano e menos de 3kg em quatro anos de uso em relação ao placebo, de acordo com o estudo XENDOS).
Agora vem a liraglutida! È um excelente medicamento para o tratamento do diabetes, em uso nos EUA há aproximadamente dois anos, com redução importante da glicemia e manutenção do bom controle em longo prazo. E mais: com efeito adicional de perda de peso, principalmente pelo aumento da saciedade. Mas esse é um efeito adicional ao tratamento do diabetes e não a indicação principal de seu uso. Estudos em pacientes não diabéticos, com a finalidade de perda de peso estão sendo realizados, e os resultados por enquanto são promissores. Porém:
- a indicação atual ainda é para tratamento do diabetes
- seu uso e seu efeito na perda de peso estão relacionados à mudança no estilo de vida
- como qualquer medicação nova, não se sabe os efeitos de seu uso no longo prazo, nem em pacientes diabéticos e muito menos nos não diabéticos.
O que se sabe atualmente é que em qualquer tratamento para obesidade, para termos um resultado mantido ao longo do tempo, devemos adquirir hábitos saudáveis, e mantê-los pelo maior tempo possível.
Por enquanto não existem milagres.

Obs. O uso de medicamentos para perda de peso são indicados para obesidade, ou seja, IMC (índice de Massa Corporal) maior que 30, ou sobrepeso (IMC maior que 25) com comorbidades. Abaixo desses níveis, para finalidades estéticas, nada de remédios.

Um comentário:

  1. DR, quero marcar um consulta contigo ... sou de campinas, mas ninguem percebe como estou gorda, meu imc está em 28, preciso de ajuda !

    ResponderExcluir