Consultório

Consultório: Av. Henrique Eroles, 327 - Alto Ipiranga - Mogi das Cruzes - SP - Tel. (11) 4727 7629 / 4794 6347

sábado, 5 de março de 2011

Tratamento da obesidade

A obesidade é uma doença, com componentes genéticos e ambientais agindo em conjunto como causa.
A mudança de hábitos, com reeducação alimentar e aumento da atividade física, é a base de qualquer tratamento para emagrecer. Sem isso é impossível perder peso e principalmente manter a perda no longo prazo.
Porém, como em qualquer doença, o uso de medicamentos é fundamental para muitos pacientes, pois a obesidade é uma doença crônica, ou seja, sem cura (até o momento). O paciente não consegue, por si só, manter hábitos saudáveis para sempre, e, quando acaba “fugindo”, muitas vezes recupera o peso perdido.
Como todos os medicamentos, os anorexígenos (medicamentos que controlam o apetite) tem efeitos colaterais. Esses efeitos devem ser previstos pelo médico ao prescrever a medicação, e deve orientar o paciente em relação ao seu aparecimento. Também é o médico que deve contraindicar o uso de determinado medicamento, individualmente para cada paciente.
Em resumo, o tratamento da obesidade deve ser encarado como o tratamento de qualquer doença, com acompanhamento médico e com a adesão do paciente, ou seja, com a cooperação do paciente, que deve seguir todas as orientações, pois assim a chance de sucesso é muito maior.

Lembrar:
1- Hábitos saudáveis devem ser para sempre (para todos nós).
2- Não existe dieta milagrosa
3- Não existe medicamento milagroso, nem medicamento natural, que não faz mal e que pode ser usado indiscriminadamente
4- Emagrecer é possível, e necessita disciplina e acompanhamento profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário